XIX Encontro Estadual de Contabilidade do MS Ofereceu Mais de 40 horas de Programação

Com o tema “Contabilidade com Responsabilidade”, o 19º Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul foi promovido pelo CRCMS e instituições parceiras, nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2019, no SEBRAE, em Campo Grande/MS.

A programação abrangeu diversas especialidades da Contabilidade, como Auditoria, Perícia Contábil, Terceiro Setor, Contabilidade de Pequenas Médias e Grandes Empresas, Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o Agronegócio.

Em uma edição com minicursos e palestras, o CRCMS ofertou mais de 40 horas de capacitação e atualização profissional, inteiramente gratuitas, aos Profissionais da Contabilidade do MS e contou com a participação de alunos de cursos de graduação, especialização e mestrado, todos relacionados à área contábil.

O Regional recebeu palestrantes de todo o Brasil, e participantes do interior do Estado e também, de outros Estados, como Cuiabá/MT. Os eventos realizados foram:

  • Workshop de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em parceria com a Escoex e o TCE/MS
  • Oficina Livro Caixa do Produtor Rural em parceria com o Sescon/MS
  • XXII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público em parceria com o TCE/MS
  • I Fórum Sul-Mato-Grossense de Contas Públicas: “Contas Públicas é da nossa conta” em parceria com o Observatório Social do Brasil Campo Grande
  • XVI Fórum da Mulher Contabilista
  • II Seminário: Abraçando o Controle Social em realização conjunta com o Conselho Federal de Contabilidade
  • IV Fórum de Perícia Contábil
  • XVIII Encontro de Contabilidade do Agronegócio
  • III Fórum de Auditoria Contábil
  • IV Fórum de Contabilidade do Terceiro Setor,
  • XXVII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis
  • Solenidade de Entrega de Carteiras
  • Exposição de Trabalhos Científicos
  • “Todos os eventos foram planejados para um período visando a unificação de ações objetivando alcançar um maior engajamento da classe contábil sul-mato-grossense, e a participação em períodos diurnos e noturnos, atendendo a solicitações dos Profissionais da Contabilidade, inclusive quanto as temáticas, com o objetivo de otimizar a participação dos profissionais de outras localidades, que investem em capacitação e poderiam, portanto, racionalizar seus recursos e destinar o tempo para o Programa de Educação Profissional Continuada, que mesmo, não estando obrigados, o CRCMS incentiva a participação e por isso, ofertou em uma programação consolidada, o que o Brasil discute de melhor, nas temáticas propostas”, explicou a Presidente Iara Marchioretto.

    Segundo ela e a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional, Tânia Machado, os objetivos foram alcançados, oportunizando a ampliação do conhecimento sobre a Profissão Contábil e as novas técnicas desenvolvidas, aperfeiçoamento, atualização e capacitação profissional.

    Um dos pontos altos do evento foi o “XVI Fórum da Mulher Contabilista” que abriu oficialmente a programação com a presença de autoridades, entre elas, o Controlador Geral do Estado e Vice-Presidente do CONACI, Carlos Girão, Eduardo Dionísio dos Santos, Diretor Geral do TCE/MS, representando o Presidente do TCE/MS Iran Coelho das Neves, da Contadora Geral do Estado, Oraide Katayama, do Conselheiro do TCE/MS Ronaldo Chadid, e do Secretário Municipal de Administração de Campo Grande, Agenor Mattiello; Ex-Presidentes do Regional: Odácio Pereira Moreira, Luiz Herinque de Souza, Alcyr Moreira Fernandes, Carlos Rubens de Oliveira e Ruberlei Bulgarelli; do Delegado do CRCMS na cidade de Dourados/MS, Francisco Eduardo Custódio; da Coordenadora da Comissão Mulher Contabilista de MS, Doracy Cunha Ramos; Vice-Presidentes e Conselheiros do CRCMS, oferecendo o Talk Show “A Mulher Gestora” com participação da Vice-Presidente de Desenvolvimento do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Lucélia Lecheta; da Presidente do CRC Roraima, Palmira Leão de Souza, da Presidente do CRC Pará Ticiane Lima dos Santos e coordenado pela Presidente do CRCMS, Drª Iara Sônia Marchioretto.

    Todos os momentos do “XIX Encontro Estadual de Contabilidade de MS” foram proveitosos e gratificantes, mas um outro destaque, bastante significativo foi o “II Seminário Abraçando o Controle Social” que contou, também, com a presença do representante da  Controladoria-Geral da União, Dr. Fábio Valgas; do Sr. Eduardo Dionísio dos Santos, Diretor Geral do TCE/MS e na ocasião, representando o Conselheiro Waldir Neves que é o representante institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), ainda a presença do Presidente da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche e do Secretário Municipal da Controladoria-Geral  da Terceirização e Transparência, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves.

    A Presidente do CRCMS, Iara Marchioretto, a primeira autoridade a proferir o discurso reforçou a importância do Abraçando: “É importante termos, nas nossas mentes, que o Controle Social é a participação do cidadão na gestão pública, fortalecendo, assim, o combate à corrupção”, disse.

    A Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta, parabenizou a organização do evento ao dizer que “ a participação da Classe Contábil no combate à corrupção contribui para a retomada do crescimento. Nós dispomos de ferramentas que auxiliam na construção de políticas públicas que podem garantir a correta aplicação do dinheiro público”, explicou.

    O representante da ATRICON e Diretor Geral do TCE/MS, Eduardo Dionísio dos Santos, reiterou o compromisso da entidade e do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul: “Os Profissionais da Contabilidade são fundamentais para que o controle social, a cada ano, se fortaleça”, disse. Segundo ele, “os acordos firmados com o Sistema CFC/CRCs, além de capacitar Contadores que atuam no serviço público, promovem o imediato controle e fiscalização das contas públicas e, por consequência, ajudam a combater a corrupção”. Além disso, salientou a importância do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o CRCMS e o TCE/MS, com o objetivo de “Desenvolver ações de capacitação e intercâmbio de informações e realização conjunta de cursos na área”.

    A Presidente Iara Marchioretto ao encerrar a décima nona edição do encontro agradeceu aos palestrantes participaram do 19º Encontro, para compartilhar conhecimento com os profissionais, ao Conselho Diretor, aos Palestrantes, à Comissão Organizadora do Encontro e a todo o “time” do CRCMS, que não mediram esforços para organizar e participar do evento, com comprometimento e dedicação, e agradeceu às instituições parceiras pelo apoio, para que o CRCMS realizasse “esse 19º Encontro Estadual de Contabilidade, uma verdadeira feira da inovação e do conhecimento que proporcionou Educação Profissional Continuada quantitativa e qualitativa, a todos que aqui compareceram”.

    A realização foi do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRCMS com apoio do Conselho Federal de Contabilidade – CFC; SESCON/MS; Controladoria Geral da União – CGU; Tribunal de Contas da União – TCU; Ouvidoria Geral da União – OGU; Controladoria Geral do Estado de MS – CGE; CONACI; Alterdata Software; Tribunal de Contas do Estado de MS – TCE/MS, ESCOEX e Observatório Social do Brasil.

    As Palestras, os Certificados e a Pontuação para o PEPC

    Todos os participantes poderão emitir seus certificados, a partir de 20/10 e após a realização da avaliação do evento. As palestras estarão disponíveis no site do CRCMS, no menu: Desenvolvimento Profissional, em Download de palestras. E a pontuação poderá ser automaticamente cadastradas para os participantes com obrigações junto ao PEPC.

    Próximo Evento

    O próximo evento, ocorrerá dia 15 de outubro de 2019, com o tema “Livro Caixa Digital da Atividade Rural no IRPF”, com o palestrante Fabrizio Trindade Queiroz, às 8h30min, no Auditório da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande/MS, na Av. Des. Leão Neto do Carmo, 3, Jardim Veraneio. A inscrição é “um brinquedo novo” e já pode ser feita pelo site: http://sistemas.cfc.org.br/SGEWebSgi/

    Marli Nascimento
    Imprensa – CRCMS

    0
    Seja o primeiro a comentar!
    Escreva aqui seu comentário...