Contabilidade do futuro é tema do 5º Seminário de Jovens Lideranças Contábeis

O empreendedorismo digital e a contabilidade do futuro foram tema de apresentações no 5º Seminário de Jovens Lideranças Contábeis, realizado na noite de 27 de agosto no auditório do CRCSC (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina), em Florianópolis. O evento, que reuniu cerca de 150 estudantes e profissionais da contabilidade, é uma iniciativa do CRCSC Jovem.

Na abertura, o presidente do Conselho, Marcello Alexandre Seemann, citou que os objetivos do evento são incentivar a formação de novas lideranças e aproximar estudantes e recém-formados aos profissionais. Seemann deu as boas-vindas aos palestrantes, em especial à presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar.

O contador Hermeliano de Oliveira, que coordena a comissão de Jovens Lideranças do CRCSC, destacou a importância da participação de toda a categoria em eventos como este e agradeceu aos patrocinadores: ITC Consultoria e Ottimizza. Já o conselheiro do CRCSC Marcelo Machado Freitas lembrou que “o seminário é para jovens, independente de idade, pessoas com um uma mentalidade de inovação, proposição e proatividade, incentivando uma classe de jovens líderes”.

Empreendedorismo digital

A presidente do CRCSP e contadora com MBA em Gestão Executiva Internacional pela FIA/USP, Marcia Ruiz Alcazar, falou sobre a evolução tecnológica da contabilidade e da revolução do mercado tecnológico citando cases como Amazon, Google e Apple. Marcia, que também é formada em inovação pela Stanford University e pelo Massachussets Institute of Tecnology, trouxe reflexões sobre tecnologia e inovação. “A ideia é provocar reflexões para que possamos amadurecer esta ideia de empreendedorismo, que é nova para o mundo. Esta é uma realidade em plena ebulição para a gente se inserir neste contexto digital e de interação”.

Ela ressaltou a mudança de cultura, principalmente no empreendedorismo digital, e destacou que a prática atual tem sua base no ato de fazer e da abundância. “O empreendedorismo no passado era base da escassez com pouca variedade de produtos e serviços, o que fazia com que as escolhas fossem muito limitadas. Hoje, você nem precisa sair de casa pra escolher, ou seja, no presente temos uma abundância. As escolhas são mais difíceis porque geram dúvida, por isso essa geração de influenciadores digitais que usam e recomendam”.

Alcazar ainda destacou questões de relevância para a contabilidade do futuro, agregando valor e entregando propósito que resolva os problemas do seu cliente. “Você precisará surpreender seu cliente e se mostrar relevante para manter seu serviço”, disse. Ela ainda fez um paralelo entre empreendedorismo tradicional e o digital.

Contabilidade do Futuro

O economista Ricardo Adriano Machado foi o segundo palestrante da noite apontando a contabilidade do futuro e organizações exponenciais. Com mais de 30 anos de experiência em projetos de tecnologia e organizações, ele destacou que a tecnologia está reinventando a forma de viver e que daqui 10 anos muitas coisas estarão diferentes.

“Está acontecendo algo no mundo e isso afeta a vida dos contadores também. É um cenário de oportunidade e risco”, alerta o especialista. Ele destaca que tudo isso ocorre por causa das tecnologias disruptivas que propõem o inusitado, usando uma tecnologia disponível para romper padrões. "O que faz isso ser possível é a tecnologia atual, e a capacidade de processamento que os novos computadores têm, assim como as informações disponíveis na rede”, informou.

Ricardo, que possui MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e é CEO e fundador da Ottimizza, apontou ainda questões de inteligência artificial, processamento de robótica e outros. “É preciso entender a oportunidade e não dá pra perder tempo porque já tem gente fazendo isso. Temos que fazer o dever de casa”, ressaltou.

Confira as fotos do evento neste link. Assista à transmissão do evento aqui.

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...